Caracóis Vivos

Theba Pisana

É um caracol nativo do Mediterrâneo, cujo nome comum é Caracol Mediterrâneo. É uma espécie comestível, de tamanho médio que apresenta uma tonalidade de fundo na casca variável, entre o branco e o amarelo, com marcas espirais castanhas ou acinzentadas. A casca apresenta um diâmetro variável entre os 10 e os 30mm. É um caracol selvagem que vive em climas quentes e, encontra-se em quase todo o tipo de gramíneas, isto é, arbustos, plantas suculentas, ervas altas ou caniços/bambus em zonas de regadio assim como, em árvores de pequeno porte como a Oliveira, a Laranjeira e a Romãzeira.
Esta espécie de molusco encontra-se distribuído pelo Mediterrâneo, Marrocos, costas Atlânticas contíguas ao centro de Marrocos, estendendo-se para a Europa Ocidental Norte.
É o caracol mais consumido em Portugal e Espanha, e o mais comum usado, gastronomicamente, em cervejarias e restaurantes. E por isso não é de estranhar ser o produto mais comercializado pela empresa Zé dos Caracóis – Indústria de Caracóis Lda.
É vendido em sacos de rede ao kg ou em sacos de 5 kg.

Otala Lactea

É um caracol nativo do sul de Espanha, sul de Portugal e norte de África com especial incidência em Marrocos.
É conhecido entre nós como Caracoleta Riscada. A sua morfologia é grande, sendo que o diâmetro do escudo ou casca oscila entre os 21 e os 39mm.
É uma espécie selvagem e comestível que se encontra e captura em charnecas rochosas, estepes, áreas agrícolas e planícies costeiras. A alimentação deste gastrópode é a mesma que a do Caracol Mediterrâneo o que justifica a coexistência de espécies.
Este caracol é muito apreciado e consumido em Itália, França e Península Ibérica. Em Portugal é cada vez mais procurando pelo consumidor pela versatilidade de pratos e petiscos que se podem desenvolver.
Disponivel para venda em sacos de rede ao kg ou em sacos de 5Kg.

Helix Aspersa

É um caracol nativo do Mediterrâneo, sendo conhecido entre nós como Caracoleta Moura. É uma espécie selvagem e pode ser encontrado em toda a área Mediterrânica, em algumas partes da Europa Ocidental, norte de África e Turquia. A cor e sombra da casca é variável entre o castanho-escuro ou castanho dourado com listas amarelas em forma espiral. Alimenta-se de vários tipos de árvores de fruto, vegetais e cereais e em regra elegem como habitat zonas de montanha ou zonas mais úmidas.
Disponivel para venda em sacos de rede ao kg ou em sacos de 5Kg.
Ideal para grelhar na brasa.

Sabia que...

  • Os caracóis são ricos em proteínas e pobres em gorduras e calorias, o que os torna num alimento muito nutritivo.
  • O valor calórico por 100g de carne de caracol varia entre as 60 e as 80 Kcal.
  • Os caracóis são maioritariamente compostos por água ( 70 - 85% ), sendo pobres em gordura ( 0,3 - 0,8% ) e com um teor proteico entre 13 e 15%.
  • São relativamente ricos em minerais, sobretudo em Cálcio, contendo também Ferro, Magnésio, Cobre e Zinco.



Entre em contacto connosco,
teremos todo o gosto em respoder às suas questões.