Cogumelos Selvagens

Compra e Venda



Nas nossas florestas podemos encontrar uma grande variedade de cogumelos silvestres os quais constituem um recurso ainda pouco explorado. Apesar de existirem muitas espécies de cogumelos silvestres consideradas comestíveis, apenas algumas são apreciadas e produzidas para fins alimentares ou medicinais.

De entre as espécies de cogumelos silvestres com maior representatividade, para nós destacamos:

Cantharellus cibarius

Nome científico: Cantharellus cibarius
Nome comum: cantarelas, canários, gema de ovo, sanchas

Características gerais
Fisionomia: Chapéu de 4 - 10 cm, primeiro convexo, depois estendido e mais tarde com depressão no centro, para acabar em forma de funil. A margem é encurvada, ondulada e delgada. A superfície é lisa e seca, de cor amarelo-vivo. O himénio é formado por falsas lâminas dobradas, decorrentes e bifurcadas ao longo do pé, de cor amarelo-vivo. Esporada de cor amarelo-intenso. Pé macio de 3 – 8 cm x 1,5 - 2,5 cm, atenuado para a base e curvado a meio, branco quando jovem e mais tarde amarelo-vivo. Carnudo, tenro de cor branco-creme. Liberta um odor agradável, frutado e o seu sabor é doce.

Habitat
“Cogumelo micorrízico que vive associado a resinosas e a folhosas, maioritariamente sobreiros e outros carvalhos. Vive em todos os tipos de solos, sendo muito comum e abundante.Estes cogumelos frutificam tanto no Outono como na Primavera, normalmente por baixo de carvalhos, mas também ao pé de pinheiros. São amarelos ou alaranjados e pequeninos, com um cheiro doce, apresentando pregas em vez de lâminas por baixo do chapéu. É um cogumelo comestível, muito conhecido e apreciado...

Cantharellus lutescens

Nome científico: Cantharellus lutescens
Nome comum: trompete amarela

Características Gerais:
Fisionomia:
Chapéu de 2 - 6 cm de diâmetro, inicialmente aplanado, depois em forma de funil, tendo ao centro uma cavidade interna que está ligada à cavidade do pé.Cor cinzenta acastanhada sobre um fundo amarelo-alaranjado, mais escuro no centro com bordos recortados, delgados e enrolados para baixo. Pregas escassas, quase lisas ligeiramente venosas de cor amarelo-alaranjado. O pé é liso, comprido, oco, sulcado longitudinalmente e de cor amarelo-laranja. Carne amarelada e fina, de sabor doce, odor forte e muito agradável.

Habitat
Bosques de resinosas, entre erva e musgo sobre solo húmido. Frutifica na Primavera e no Outono. Comestível de muito boa qualidade.


Fonte: https://www.icnf.pt/api/file/doc/1cb60829c3126997

Lactarius deliciosus

-



Entre em contacto connosco,
teremos todo o gosto em respoder às suas questões.